quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Avaliação da aprendizagem na EaD e suas ferramentas


Ao se tratar de avaliação é importante ressaltar que cumprir a avaliação diferente de medir a avaliação corresponde a um julgamento de valor atribuindo valores quantitativos e ou qualitativos a alguém ou a alguma coisa. Questões como o que, como e para que avaliar indicam diferentes modalidades que a avaliação pode assumir.

A avaliação da aprendizagem é compreendida como uma ação pedagógica e imprescindível para a qualidade do processo ensino e aprendizagem deve cumprir, essencialmente, três funções didático-pedagógicas segundo (HAYDT, 2002): função diagnóstica, função formativa e função somática, tanto no ensino presencial como no ensino a distância.

Na função diagnóstica: a avaliação refere-se à identificação do nível inicial de conhecimento dos estudantes na área, assim como à verificação das características e peculiaridades individuais e grupais dos estudantes (realizada no início do curso ou unidade de ensino) para averiguar se têm conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para aquisição de novas aprendizagens. Pode também ser usada para detectar problemas de aprendizagens e suas causas (HAYDT, 2002).

Na função formativa: Na EaD a avaliação formativa se destaca, pois a mesma é utilizada ao longo do processo de ensino e aprendizagem, servindo como uma forma de regulação, objetivando obter informações sobre o rendimento do estudante, sobre as falhas na organização do ensino e sobre as correções necessárias no planejamento de ensino para alcançar os objetivos propostos. Na avaliação formativa, a informação, portanto, deverá ser organizada de maneira acessível e com sentido para os estudantes, uma informação útil que sustente o diálogo entre todos os envolvidos no processo e o professor/tutor deve utilizar os feedbacks para dar retorno aos seus estudantes, como “uma via para tornar a avaliação mais formativa, captando as reações dos alunos, suas questões sobre o sentido e o alcance do que foi dito pelo avaliador, seus pedidos de explicação sobre as apreciações e as notas” (HADJI, 2002, p. 110).

A partir destas concepções podemos concluir que a Avaliação Formativa, acompanha o processo de ensinar com a finalidade de identificar e verificar se o aluno está alcançando os objetivos previstos de aprendizagem ou se será necessária uma intervenção que possibilite a superação dos seus limites no seu processo de aprendizagem. A avaliação formativa possibilita um reajuste permanente das estratégias de ensino e avaliação adotadas.

A avaliação somativa: objetiva oferecer uma visão global, de modo reunido, dos resultados alcançados no processo de ensino e aprendizagem. Sua utilização procura medir a que distância ficou o avaliado da meta a ser atingida inicialmente. Esse tipo de avaliação deve ser aplicado em momentos específicos ao longo de um curso, como, por exemplo, no final de um período ou ano letivo. Ou seja, ocorre ao final do ensino a fim de verificar o que o estudante efetivamente aprendeu. Abrange os conteúdos mais significativos e os objetivos mais amplos do período de ensino, visando à atribuição de notas. Cabe ressaltar que a avaliação somativa dentro de um contexto coerente de aplicação, associada a outros tipos de avaliação, é imprescindível e garante que as metas estipuladas sejam atingidas pelos estudantes, o que pode ajudar, inclusive, como motivação para que eles se dediquem aos estudos, apesar de não terem ainda total consciência da sua importância.

A Avaliação somativa realiza-se ao final de cada módulo. Faz um balanço final de tudo que foi conseguido. A intenção é "certificar", ou seja, constatar se a aprendizagem planejada aconteceu ou não e classificar os resultados ao final do processo.

A avaliação somativa por obrigação legal terá caráter presencial com questões fechadas.

Na EaD,podemos lançar mão de diferentes ferramentas tecnológicas para servir na avaliação da aprendizagem. Essas ferramentas podem ser:

Síncronas: permitem a comunicação em tempo real com o chat.

Assincronas: não exige a presença dos usuários simultaneamente ,mas ficam disponíveis o tempo todo na plataforma como: glossário, fóruns ,diários, wiki, questionários.

Híbridas: utilizam momentos presenciais em sala de aula) e não presenciais (web)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A avaliação da aprendizagem é, de fato, um processo que deve desenvolver-se de forma contínua e contextualizada, visando avaliar não apenas o processo de aprendizagem, mas também o de ensino, aumentando sua amplitude e totalidade. A sua intenção não é só examinar, comprovar e quantificar, mas também melhorar ambos os processos. Vale Ressaltar que a avaliação da aprendizagem em EAD depende das bases que fundamentam o projeto político pedagógico da aprendizagem. As atividades avaliativas devem servir como ferramentas do processo ensino-aprendizagem e condizentes aos objetivos propostos e expressos no projeto político pedagógico. Na EAD sobressai a Avaliação Formativa por ser processual permite o acompanhamento do aluno junto ao professor e a garantia da autonomia do mesmo na construção do seu conhecimento.





Vamos comentar sobre a minha postagem! Qual a sua concepção sobre o processo de avaliação na EAD? Qual a importância das ferramentas tecnológicas utilizadas na avaliação da aprendizagem na EAD.

3 comentários:

  1. Muito bacana, Ana!
    Gostei bastante do texto, muito elucidativo.

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  2. Olá, Ana Maria.

    Adorei o seu Blogger.

    A práxis pedagógica da avaliação não se limita ao ato mecânico de nota, mas a atribuições de avanços e dificuldades realizadas pelos alunos. Este agente deve esforçar e lutar para a sua emancipação política e autônoma.

    Romper com modelos tradicionais e instituir novos modelos tecnológicos de avaliação são instrumentos necessários para o professor e tutor utiliza a avaliação, enquanto mecanismo de apoio e incentivo para o processo de construção do conhecimento científico.

    Abraços, Renata Cristina P. Queiroz - Grupo 13.

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  3. Prezada Colega Ana!
    Ao estudar o perfil desse novo educador,é necessário buscar construir também sua própria "identidade":um profissional de educação multidisciplinar, comprometido pedagogicamente com o conhecimento, construção e reconstrução humanas dentro de um ambiente educativo não convencional-mediado por novas tecnologias e linguagens digitais.
    Atenciosamente.
    Maria de Fátima Santos - Grupo 12

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