Ao se
tratar de avaliação é importante ressaltar que cumprir a avaliação diferente de
medir a avaliação corresponde a um julgamento de valor atribuindo valores
quantitativos e ou qualitativos a alguém ou a alguma coisa. Questões como o
que, como e para que avaliar indicam diferentes modalidades que a avaliação
pode assumir.
A avaliação
da aprendizagem é compreendida como uma ação pedagógica e imprescindível para a
qualidade do processo ensino e aprendizagem deve cumprir, essencialmente, três
funções didático-pedagógicas segundo (HAYDT, 2002): função diagnóstica, função
formativa e função somática, tanto no ensino presencial como no ensino a
distância.
Na função diagnóstica: a avaliação refere-se à identificação
do nível inicial de conhecimento dos estudantes na área, assim como à
verificação das características e peculiaridades individuais e grupais dos
estudantes (realizada no início do curso ou unidade de ensino) para averiguar
se têm conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para aquisição de
novas aprendizagens. Pode também ser usada para detectar problemas de
aprendizagens e suas causas (HAYDT, 2002).
Na função formativa: Na EaD a avaliação formativa se
destaca, pois a mesma é utilizada ao longo do processo de ensino e
aprendizagem, servindo como uma forma de regulação, objetivando obter
informações sobre o rendimento do estudante, sobre as falhas na organização do
ensino e sobre as correções necessárias no planejamento de ensino para alcançar
os objetivos propostos. Na avaliação formativa, a informação, portanto, deverá
ser organizada de maneira acessível e com sentido para os estudantes, uma
informação útil que sustente o diálogo entre todos os envolvidos no processo e
o professor/tutor deve utilizar os feedbacks para dar retorno aos seus estudantes,
como “uma via para tornar a avaliação mais formativa, captando as reações dos
alunos, suas questões sobre o sentido e o alcance do que foi dito pelo
avaliador, seus pedidos de explicação sobre as apreciações e as notas” (HADJI,
2002, p. 110).
A partir destas concepções podemos
concluir que a Avaliação Formativa, acompanha o processo de ensinar com a
finalidade de identificar e verificar se o aluno está alcançando os objetivos
previstos de aprendizagem ou se será necessária uma intervenção que possibilite
a superação dos seus limites no seu processo de aprendizagem. A avaliação
formativa possibilita um reajuste permanente das estratégias de ensino e
avaliação adotadas.
A avaliação somativa: objetiva oferecer uma visão global,
de modo reunido, dos resultados alcançados no processo de ensino e
aprendizagem. Sua utilização procura medir a que distância ficou o avaliado da
meta a ser atingida inicialmente. Esse tipo de avaliação deve ser aplicado em
momentos específicos ao longo de um curso, como, por exemplo, no final de um
período ou ano letivo. Ou seja, ocorre ao final do ensino a fim de verificar o
que o estudante efetivamente aprendeu. Abrange os conteúdos mais significativos
e os objetivos mais amplos do período de ensino, visando à atribuição de notas.
Cabe ressaltar que a avaliação somativa dentro de um contexto coerente de
aplicação, associada a outros tipos de avaliação, é imprescindível e garante
que as metas estipuladas sejam atingidas pelos estudantes, o que pode ajudar,
inclusive, como motivação para que eles se dediquem aos estudos, apesar de não
terem ainda total consciência da sua importância.
A Avaliação somativa realiza-se ao
final de cada módulo. Faz um balanço final de tudo que foi conseguido. A
intenção é "certificar", ou seja, constatar se a aprendizagem
planejada aconteceu ou não e classificar os resultados ao final do processo.
A avaliação somativa por obrigação
legal terá caráter presencial com questões fechadas.
Na EaD,podemos lançar mão de diferentes
ferramentas tecnológicas para servir na avaliação da aprendizagem. Essas
ferramentas podem ser:
Síncronas: permitem a comunicação em tempo real
com o chat.
Assincronas: não exige a presença dos usuários
simultaneamente ,mas ficam disponíveis o tempo todo na plataforma como:
glossário, fóruns ,diários, wiki, questionários.
Híbridas: utilizam momentos presenciais em sala
de aula) e não presenciais (web)
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A avaliação da aprendizagem é, de fato,
um processo que deve desenvolver-se de forma contínua e contextualizada,
visando avaliar não apenas o processo de aprendizagem, mas também o de ensino,
aumentando sua amplitude e totalidade. A sua intenção não é só examinar,
comprovar e quantificar, mas também melhorar ambos os processos. Vale Ressaltar
que a avaliação da aprendizagem em EAD depende das bases que fundamentam o
projeto político pedagógico da aprendizagem. As atividades avaliativas devem
servir como ferramentas do processo ensino-aprendizagem e condizentes aos
objetivos propostos e expressos no projeto político pedagógico. Na EAD
sobressai a Avaliação Formativa por ser processual permite o acompanhamento do
aluno junto ao professor e a garantia da autonomia do mesmo na construção do
seu conhecimento.
Vamos
comentar sobre a minha postagem! Qual a sua concepção sobre o processo de
avaliação na EAD? Qual a importância das ferramentas tecnológicas utilizadas na
avaliação da aprendizagem na EAD.
Muito bacana, Ana!
ResponderExcluirGostei bastante do texto, muito elucidativo.
Olá, Ana Maria.
ResponderExcluirAdorei o seu Blogger.
A práxis pedagógica da avaliação não se limita ao ato mecânico de nota, mas a atribuições de avanços e dificuldades realizadas pelos alunos. Este agente deve esforçar e lutar para a sua emancipação política e autônoma.
Romper com modelos tradicionais e instituir novos modelos tecnológicos de avaliação são instrumentos necessários para o professor e tutor utiliza a avaliação, enquanto mecanismo de apoio e incentivo para o processo de construção do conhecimento científico.
Abraços, Renata Cristina P. Queiroz - Grupo 13.
Prezada Colega Ana!
ResponderExcluirAo estudar o perfil desse novo educador,é necessário buscar construir também sua própria "identidade":um profissional de educação multidisciplinar, comprometido pedagogicamente com o conhecimento, construção e reconstrução humanas dentro de um ambiente educativo não convencional-mediado por novas tecnologias e linguagens digitais.
Atenciosamente.
Maria de Fátima Santos - Grupo 12